quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Lolita

A moda Lolita é um estilo japonês de moda cujas primeiras manifestações apareceram em fins da década de 70 e no começo da década de 80. São inspiradas em parte na cultura "Kawaii" (fofa, adorável) japonesa e na nostalgia de outros tempos, as lolitas se dividem em vários tipos, sendo alguns um tanto polêmicos e de existência controversa.

 Analisando o estilo como um todo, pode ser descrito como um estilo "inocente", mas existem exceções dependendo do sub-estilo e da lolita em questão. Há também um certa preocupação com o parecer infantil, elegante e modesta, evitando uma imagem adulta que seja muito sexualizada (dependendo do estilo da lolita) ou vulgar. São comuns a todos os estilos de lolita as saias rodadas no comprimento do joelho, em forma de sino, uma renda de boa qualidade, decota alto cabelos cacheados e/ou acompanhados com uma franja reta e tecidos um pouco brilhantes.

 Existem muitas subcategorias do estilo Lolita, que são:
* Classical Lolita - O estilo, que remete à moda vitoriana e rococó original. As cores utilizadas são tons de bege, verde-escuro, marfim.
* Sweet Lolita - O estilo "kawaii", que usa cores como tons em rosa, verde claro, azul bebê, amarelo claro, pêssego. As estampas, quando utilizadas, são de coisas pequenas e consideradas "bonitinhas", como frutas flores e até animais.
* Country Lolita-  Uma subdivisão do sweet lolita, baseada em xadrez, quadriculado e estampas florais mais coloridas, além de frutas. Seu acessório mais comum é o minichapéu de palha.

* ShiroLolita- É considerada por algumas pessoas, uma subdivisão do sweet lolita e por outras um tipo de gothic lolita, as shirololitas são lolitas que se vestem apenas de branco.
*KuroLolita- É considerada também como uma subdivisão do sweet lolita por algumas pessoas, e  outras a vêem simplesmente como qualquer lolita vestida apenas de preto.
*Punk Lolita- É a mistura da moda punk com a moda çlolita. São bastante utilizadas sobreposições, xadez, listras e estampas. Os acessórios mais comuns são caveiras, coroas, mini cartolas e boinas.
*Guro Lolita- O guru lilitas ( que em japonês corresponde à grotesque lolita) são lolitas que usam  bandagens, sangues falsos e talz, o que pode dar um ar de boneca quebrada à lolitya "comum".
* Gothic Lolita- É a mistura do "gótico" com a moda lolita. Utilizam cores como preto, azul escuro e até mesmo vermelho. Deve-se ressaltar que as gothic lolitas não tem conexão  com nenhuma "tribo gótica" e nem com Goth Rock.

*Erololi- Mistura o sexy antiquado, sem exageros, com o lolita. Muitas vezes utiliza corsets e outros elementos típicos de roupas íntimas vitorianas, como bloomers(a "calçola da vovó"), petticoats (saias de tule,filó ou tecidos) e calcinhas grandes com babados. As saias costumam ser mais curtas do que o normal, que no caso é no joelho ou abaixo dele. Utiliza-se também cinta-liga com meia 7/8, coroas e até armações de metal no lugar da saia.
*Wa Lolita (Waloli)- O estilo é baseado na combinação entre acessórios japoneses e a moda Lolita. O nome se refere ao Japão pela antiga palavra "che (和 ou 倭), que significa a "Mesma Nação","Terra de (Wa)", que é a terra da harmonia.
*Qi Lolita- A variante Qi Lolita  é um dos poucos stilos comuns da moda Lolita. É similar à Waloli, desde que encorpora acessórios tradicionais. E é em fato a combinação de elementos tradicionais chineses e o estilo Lolita.
*Hime Lolita- Estilo que se refere mais à imagem de princesas européias. Apesar de muito parecido com o Sweet Lolita, pelas cores principalmente pelas cores se diferencia pelos modelos de vetidos, acessórios (coroas, tiaras, pérolas) e até mesmo pelo penteado.
*Deco Lolita- E par finalizar, o Deco Lolita é uma mistura do estilo Decora com o Lolita. Usa-see muitos acessórios variados e coloridos como prendedores de cabelo, muitas pulseiras, de preferencia de bolinhas, estampas coloridas, sobreposições, meias. A idéia do estilo é ser tudo muito colorido. Existe um preferencia pela cor roda, mas não existe nenhuma regra sobre a cor.