quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

J-Music


J-Music é a sigla utilizada para denominar a música japonesa em todos os seus gêneros. No Brasil, os estilos mais conhecidos são o J-Pop, o J-Rock e a música Enka (estilo tradicional japonês).
 O J-Pop (Japanese Pop), também chamado de música jovem japonesa, pode ser considerado como similar à música Pop ocidental. Uma de suas peculiaridades está na linguagem simples e nos instrumentos musicais utilizados, mais modernos, como bateria e guitarra, diferentemente do estilo Enka. O Pop japonês sempre procurou acompanhar as transformações no mundo musical à sua maneira, de uma forma original em busca de uma identidade própria.
 Já o J-Rock (Japanese Rock) é um nicho musical que abriga vários estilos e uma das formas mais populares de música no Japão atualmente. Dentro do cenário J-Rock, nasceu uma vertente muito interessante pouco conhecida no ocidente chamada Visual Kei, um movimento que mistura vários estilos musicais no qual as bandas usam roupas e maquiagens elaboradas e perfomances extravagantes, e cuja ideologia inicialmente os levava a tentar mudar a visão da sociedade.
 A Enka era a antiga música popular japonesa e hoje é mais conhecida entre as gerações mais velhas. O estilo é definido como a música do sentimento, onde tudo aquilo que não pode ser expresso por palavras é transformado em canção. Normalmente os cantores de Enka, especialmente as mulheres, se apresentam usando kimono. Já o estilo New Enka não é tão tradicional.
 A J-Music é assim, possui vários estilos e ritmos e uma de suas principais características é o poder de separar os estilos em categorias. Quando um gênero musical atinge e estabelece um padrão de transmissão às gerações futuras, ele passa a ser produzido dentro de um sistema fechado, sem se misturar aos outros. Por isso os diversos estilos desde os tradicionais até os mais modernos existem sem grandes influências entre si.