sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Dong Bang Shin Ki - DBSK




DBSK ou TVXQ (também escrito TVXQ! ou TVfXQ), um acrônimo de Tong Vfang Xien Qi (東方神起), é uma boy band sul-coreana formada pela SM Entertainment em 2003. Na Coréia do Sul eles são conhecidos como Dong Bang Shin Ki ou Dong Bang Shin Gi (동방신기). No Japão, foram introduzidos como Tohoshinki (東方神起) pela sub empresa da Avex, Rhythm Zone, em 2005. A tradução para o português seria: "Os Deuses do Leste Que Se Erguem / Os Deuses Do Leste Que Se Elevam". TVXQ, o acrônimo baseado no nome em chinês, é a abreviação oficialmente usada em todos os produtos e anúncios fora do Japão.



Desde o debut, TVXQ tem se tornado um dos grupos mais populares na Ásia oriental, ganhando grande popularidade em países como China, Japão, Singapura, Tailândia e outras regiões do leste asiático.

O fan club oficial do grupo utiliza a cor verm
elha e é chamado Cassiopeia. O nome é baseado na constelação
Cassiopeia, formada por 5 estrelas, número de integrantes do grupo, e cuja configuração pode ser adquirida localizando as letras TVfXQ no teclado de um computador. O fan club é reconhecido como o maior do mun
do, estando registrado do livro dos recordes, o Guinness Book, com mais de 800 000 membros oficiais.
O DBSK fez sua primeira aparição em 23 de dezembro de 2003, durante o BoA and Britney Spears Showcase. O grupo se apresentou com a canção Hug, seu primeiro single, e uma versão acapella de Oh Holy Night, junto com BoA. O grupo lançou dois singles, Hug e The Way U Are, acompanhados de photobooks, antes de seu primeiro álbum em 2004.
O DBSK alcançou o #1 nos charts coreanos em três meses depois de seu debut e em outubro de 2004, o primeiro álbum Tri-Angle foi lançado.

Em 2005, o DBSK
foi lançado oficialmente no Japão, com o single Stay With Me Tonight, em 27 de abril. No mesmo ano, um pouco mais cedo, já haviam sido lançadas uma versão internacional de Hug e a versão coreana do álbum Tri-Angle, também no Japão, contudo eles não foram bem aceitos.
DBSK persistiu lançando os singles Somebody to Love e My Destiny, enquanto na Coréia lançavam seu segundo álbum coreano Rising Sun, ficando em 1º lugar nas vendas mensais e em 4º nas vendas anuais. Para atender a demanda, o álbum foi oficialmente lançado nos países estrangeiros em 2007.
Algumas semanas antes do lançamento do álbum na Coréia, Hero JaeJoong quebrou a perna durante os ensaios, o que o impediu de dançar no videoclipe – mas mesmo assim ele participou –, nas apresentações de divulgação e também nas atividades promocionais do álbum. Para as apresentações, no intuído da coreografia de Rising Sun não ficar desfalcada, JaeJoong foi substituído por um dançarino mascarado.
Mais tardar, o DBSK lançou um single em conjunto com os companheiros da SM, Super Junior, entitulado Show Me Y
our Love, alcançando assim o 1º lugar no ranking das vendas anuais.
Ainda, os membros iniciaram suas carreiras de atores em banjun dramas (mini-séries que vão ao ar nos dom
ingos, na Coréia do Sul). Micky YooChun e U-know YunHo atuaram como convidados no Nonstop 6 (Rainbow Romance).
No final do ano, DBSK recebeu o prêmio de Melhor Videoclipe pelo clipe de Rising Sun e o de Escolha Popular no 2005 Mnet KM Music Video Festival.
No dia 14 de Junho de 2005, DBSK e BoA foram eleitos como “PR spokespeople” das cidades de Los Angeles, nos Estados Unidos.

Após turnê o grupo retornou à Coréia em agosto de 2006 para o preparo de seu terceiro álbum coreano, entitulado “O”-Jung.Ban.Hap. (”O”-正.反.合.), lançado em 29 de setembro daquele ano. O nome do álbum pode ser traduzido como “O”-Tese.Antítese.Síntese e expressa a degradação e corrupção da sociedade e o poder do povo para mudar esta situação. Após atingir o topo da maioria dos rankings c
oreanos, o álbum foi re-lançado em 11 de novembro de 2006, para combinar com a mudança de imagem que o grupo havia feito para a promoção do seu segundo single deste álbum, Balloons. Este lançamento contém novas versões para Balloons e Get Me So
me, junto com uma nova faixa chamada White Lies, escrita e composta por Xiah JunSu. Balloons, em contraste com o primeiro single e suas batidas pesadas de techno, é mais calma e leve, expressando a inocência da infância. A música é um re-make de um hit do grupo Five Fingers, re-escrita com um “sentimento mais moderno” para ficar mais atrativa as gerações de hoje e ao mesmo tempo agradar as gerações anteriores que ouviam o Fiver Fingers.
Em seu primeiro mês após o lançamento, “O”- Jung. Ban.Hap ultrapassou a marca das 100.000 cópias e se tornou o álbum mais vendido da Coréia naquele ano, com mais de 385.000 cópias vendidas até dezembro de 2007.
Deixando a música um pouco de lado, o grupo atuou junto em seu drama VACATION, mais tarde lançado juntamente com o DVD do 3º álbum. Com o sucesso do 3º álbum e com a popularidade ainda mais elevada, foram convidados para vários programas de variedades coreanos como X-Man, Heroine 6 e Ya Shim Man Man, dentre outros. Hero JaeJoong e Micky YooChun atuaram também em uma “skit performance (onde se imita alguém de forma engraçada) no MBC Goldfish. O DVD A
ll About DBSK tornou-se o mais vendido em 2006 na Coréia do Sul, com vendas superiores a 47.000 cópias, superando filmes e shows. Com o sucesso do DVD, os co-produtores da SBS e a SM Entertainment decidiram lançar o volume dois do DVD entitulado All About DBSK season 2, com uma caixa com 5 DVDs, em 2007.
Este ano de 2006 foi marcado por muitos escândalos envolvendo os membros do DBSK, incluindo o escândalo dos pais adotivos de JaeJoong, o incidente da anti-fã que tentou envenenar YunHo , o DBSK vencendo todos as maiores premiações da Coréia.Com o ganho de todos os Daesungs (artista do ano) daquele ano pelo DBSK, muitas críticas foram lançadas contra a legitimidade dos prêmios, acusando os netizens (usuários aciduos de internet) de serem injustos nas votações para os prêmios. No MKMF Music Festival de 2006, DBSK ganhou quatro prêmios, incluindo o de Melhor Grupo e Artista do Ano. No 16th Music Seoul Festival, DBSK levou três prêmios incluindo o de Artista do Ano, seguido de outro Artista do Ano no 21st Golden Disk Awards. Ainda, DBSK ganhou prêmios no SBS Gayo Awards 2006, ganhando um Daesung e um Bonsang.

DBSK começou o ano de 2008 com o 16º single japonês, Purple Line, composta pelo mesmo compositor de Rising Sun e “O”, lançado em 16 de janeiro de 2008 no Japão e 23 de Janeiro na Coréia (versão coreana
). Purple Line atingiu o topo da Oricon Semanal em seu debut, sendo este seu primeiro #1 semanal; fazendo do DBSK o primeiro grupo não-japonês a atingir o topo da Oricon Semanal. Também divulgaram o single na Coréia, apresentando a canção na versão coreana nos programas KBS Music Bank e SBS Inkigayo mais tardar em fevereiro.
Uma semana após o lançamento do single japonês, lançou-se o 3º álbum japonês entitulado “T”, contendo seus singles anteriores e outras inéditas. Como faixa bônus, foi adicionada a faixa “Kiss Shita Mama Sayonara”, composta e escrita por YooChun e JaeJoong.
“T” debutou em #2 na Oricon e entrou no TOP 20 de álbuns mundiais em #19, naquela semana.
A Rhythm Zone, u
ma sub-gravadora da Avex Trax, criou uma nova estratégia de promoção para o DBSK, lançando cinco singles adicionais em fevereiro de 2008 em semanas consecutivas após o lançamento do álbum. Cada single continha uma música solo de um membro e uma versão diferente da música “TRICK” lançada no álbum. Em 28 de março, os membros do DBSK foram eleitos “Embaixadores da Ásia” pela Universal Studios Japan.
O grupo lançou seu 22º single “Beautiful You/Sennen Koi Uta” em 23 de abril de 2008. O single debutou em primeiro lugar no Oricon diário e também no semanal, sendo o terceiro single do DBSK a atingir tal posição no Oricon diário e o segundo na semanal, fazendo com que o DBSK batesse o próprio recorde de único artista/grupo estrangeiro a atingir o #1 na Oricon semanal e batendo o recorde que antes era da Taiwanesa 欧陽菲菲 por 24 anos e 5 meses, de único artista estrangeiro (no geral) a atingir #1 duas vezes.
Em adição, em 16 de julho de 2008, o DBSK lança o single “Doushite Kimi Wo Suki Ni Natte Shimattandarou”, tendo seu debut mais uma vez em #1 nos rankings semanal e diário da Oricon, batendo de vez o recorde e sendo o único grupo estrangeiro a atingir o #1 semanal da Oricon três vezes consecutivas.

Com o sucesso garantido, o DBSK faz sua volta à Coréia depois de um ano e sete meses fora do país natal. O quarto
álbum, entitulado MIROTIC anunciado no final de agosto para o dia 24 de setembro, tem a data atrasada por dois dias meados antes do lançamento, devido a grande demanda de pedidos na pré-venda, sendo assim o lançamento no dia 26 de setembro. O novo conceito do álbum e do grupo é maturidade, acompanhado de sex appeal. As fotos divulgadas para promoção antes da volta do grupo causou furor na imprensa e nos fãs, já que nelas os garotos apareciam como homens – não mais como garotos -, mostrando mais pele do que nunca.
Em apenas dois dias após o lançamento, o DBSK vendeu 300.000 cópias somente na pré-venda, passando assim a ser o álbum mais vendido do ano e batendo o recorde de “álbum mais vendido na primeira semana”, que antes pertencia à Seo Tai Ji desde 2004.

Hero JaeJoong
Nome Artístico/Apelido: Hero, YoungWoong JaeJoong (영웅재중),JeJung
Nome de nascimento: Han JaeJoon (한재준, 韓在俊)
Nome Verdadeiro: Kim JaeJoong 김재중 金在中
Data de Nascimento: 4 de Fevereiro de 1986 (24 anos) (registrado em 26 de janeiro de 1986)
Altura: 1,80 cm
Peso: 63 kg
Tipo Sangüíneo: O
Posição no Grupo: Vocal Principal





U-Know YunHo
Nome Artístico/Apelido: U-Know, U-Know YunHo (유노윤호)
Nom
e Verdadeiro: Jung YoonHo 정윤호 鄭允浩
Data de Nascimento: 6 de Fevereiro de 1986 (24 anos)
Altura: 1,84 cm
Peso: 66 kg
Tipo Sangüíneo: A
Posição no Grupo: Líder, Vocal Base, Rap







Micky YooCheon
Nome Artístico/Apelido: Micky, Micky YooChun (믹키유천), YuChun
Nome Verdadeiro: Park YooCheon 박유천 朴有天
Data de Nascimento: 4 de Junho de 1986 (24 anos)
Altura: 1,80 cm
Peso: 64 kg
Tipo Sangüíneo: O
Posição no Grupo: Vocal Baixo Barítono






Xiah JunSoo
Nome Artístico/Apelido: Xiah JunSu 시아준수 細亞俊秀
Nome Verdadeiro: Kim JunSu 김준수 金俊秀
Data de Nascimento: 15 de Dezembro de 1986 (23 anos) (porém, registrado somente em 1º de janeiro de 1987)
Altura: 1,78 cm
Peso: 60 kg
Tipo Sangüíneo: B
Posição no Grupo: Vocal Alto Barítono





Max ChangMin
Nome Artístico/Apelido: Max, ChoiKang ChangMin (최강창민)
Nome Verdadeiro: Shim ChangMin 심창민 沈昌珉
Data de Nascimento: 18 de Fevereiro de 1988 (22 anos)
Altura: 1,86 cm
Peso: 61 kg
Tipo Sangüíneo: -B
Posição no Grupo: Vocal Tenor

Nenhum comentário:

Postar um comentário